“O País é hoje governado por uma quadrilha organizada”, diz Renato Rovai

Reprodução

Renato Rovai é jornalista, mestre em Comunicação pela USP, doutorando na Universidade Federal do ABC, editor da Revista Fórum e blogueiro.Recentemente, lançou o livro ” Golpe 16 “. O santista conversou com o Blog Santos em Off.

Rovai, como avaliar o impeachment da presidente Dilma?

Foi um golpe civil, coordenado pela Globo e organizado a partir de um processo jurídico-parlamentar. Um golpe que só pode ser praticado num momento de exceção democrática. Um golpe que se beneficiou de uma crise econômica para fabricar uma instabilidade política sem precedentes na história.

Como vê a situação do País depois da saída da Dilma?

O país é hoje governado por uma quadrilha organizada e vive um dos seus piores momentos históricos. Essa quadrilha sempre teve algum poder desde a democratização, mesmo nos governos FHC, Lula e Dilma, mas agora eles estão no cento do poder. O desemprego ainda vai aumentar muito e não vai haver crescimento no próximo período. A inflação só cai porque o consumo diminuiu. E enquanto se agrava o quadro social, se opera a maior entrega do patrimônio público sem que haja qualquer debate. Sendo que o governo atual não foi eleito para isso e por isso não tem legitimidade para tomar essas decisões.

Reprodução

Como se comportou e como vem se comportando a grande mídia nas investigações da lava-Jato?

A cobertura da mídia no Brasil é seletiva e de alguma maneira criminosa. Para quem ainda tem alguma dúvida disso, basta ver como foi o tratamento midiático da prisão do helicóptero com 500 quilos de coca, cujo proprietário é um senador aliado de Aécio Neves e compará-la com a da compra de dois pedalinhos por dona Marisa. Seria interessante fazer um estudo comparado dessas duas coberturas. Ele daria uma boa resposta sobre o que é a mídia brasileira.

Dá pra ser otimista em algum momento com o futuro do Brasil?

Eu não consigo ver o futuro com otimismo. Acho que entramos num túnel escuro de onde não vamos sair tão cedo.

Como avalia o tratamento que a mídia está dando para o Eike Batista?

Eike era o rei da mídia até outro dia, agora virou o grande vilão. Quem coordena essas banditizações é a Globo, o império dos Marinhos que está envolvido em centenas de casos de corrupção, mas que decide quem é bandido ou mocinho no Brasil.

Bandido bom é o bandido rico?

Acho que devemos parar de criminalizar tudo e todos. É um erro entrar nessa disputa. O país deve ter leis que sejam respeitadas, independentemente de classe social. E devemos pensar em outros formatos de punição para alguns crimes que não podem ser apenas o encarceramento.
Como está sendo recebido seu livro pelo Brasil afora?

Já lancei em várias cidades e muito rapidamente ele foi para a segunda edição, que já está se esgotando. Espero lançá-lo em muitas outras cidades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s